Dicas de Livros

.

Recomendações de livros com conteúdos interessantes para fazer a diferença em seu dia a dia.

.

Atualmente, PROPÓSITO é a palavra da moda. Quem me conhece sabe que faz muitos anos que prego, em treinamentos, palestras e workshops, que troquemos o “movido por desafios” pelo “movido por propósitos”. Em minha busca constante por materiais sobre o tema, encontrei, em 2015, o livro ‘Felicidade Construída’, nele, o professor da London School of Economics, Paul Dolan, combina as mais recentes pesquisas da ciência comportamental com experiências pessoais e desenvolve um novo conceito de felicidade.

A cada minuto, incontáveis estímulos disputam nossa atenção. É preciso saber focar no que de fato nos faz feliz. Segundo Dolan, felicidade é o equilíbrio entre experiências de prazer e propósito, e ela depende principalmente de onde depositamos nossa atenção.

De forma bastante perspicaz, o autor revela o que devemos fazer para tentar encontrar nossa dose certa desse equilíbrio e, assim, organizar nossas vidas para alcançar felicidade e realização. Recomendo a leitura!


“A Cura Empresarial – Lições de lideran­ça para cuidar da sa­úde dos negócios” é o novo livro do meu amigo, cons­ultor, palestrante e empresário Fred Alecrim. A C.U.R.A. quer dizer “Cultura Única de Res­peito e Aprendizado” e a publicação prop­õe ajudar a construir um ambiente de neg­ócios mais humano com resultados sustent­áveis para todos.

Com in­spiração familiar, entrevistas, muitos estudos, pesquisas, observações e visitas técnicas às empresas no Brasil e nos Es­tados Unidos, o livro tem resultados de experiências feitas de conceitos aplicad­os por Fred Alecrim em empresas de Clien­tes. Uma narrativa interativa que vai al­ém das próprias pági­nas, com sugestões literárias, musicais e cinematográficas. Os conceitos e práti­cas demonstrados por Fred guiam, fazem questionar, refletir e provocam ação.

Li e gostei. Uma leitura que vale muito a pena. Um livro com #uaugomais. Recomendo!


Nos últimos anos, o mundo dos negócios enfrentou dois fenômenos importantes: o boom do empreendedorismo (fruto da revolução digital) e a reestruturação das empresas tradicionais. Vivemos e estamos testemunhando o início da maior transformação que o mundo do trabalho já viveu. Você está preparado para ela?

Este livro é para jovens empreendedores e empresário(a)s experientes, pois todos estão diante de imensas oportunidades e desafios, que este mundo novo nos traz.

Sou fã do Tiago Mattos, um cara diferenciado e o meu futurista de plantão favorito. Vale a pena ler este seu livro: VAI LÁ E FAZ.

.


 

Em agosto de 2017, lancei um programa de coaching individualizado para sucessores e herdeiros. Estou muito feliz com os resultados dos trabalhos realizados.

Aproveito a oportunidade para indicar, como dica de livro, o livro ‘A sucessão como ela é’. O livro, sem a pretensão de apresentar uma receita pronta sobre o tema, vai consolidando, ao longo dos capítulos, as vantagens de uma gestão programada para a sucessão, alicerçada em práticas contínuas de desenvolvimento de gestores e sucessores.

Uma leitura que vale a pena!

.


Qual o segredo das pessoas originais? Se­rá que a criatividade é uma qualidade inata ou uma habilidade que pode ser estimulada ou mesmo aprendida? Em seu novo livro, Adam Grant desmistifica muitas das crenças que existem em torno das mentes criativas.

Ele recorre a uma série de estudos e hi­stórias reais envolv­endo o mundo dos negócios, a polític­a, os esportes e o universo do entreteni­mento para mostrar como qualqu­er pessoa pode aprim­orar sua criatividad­e, tornar-se capaz de identificar e defender ideias verdadeiramente orig­inais, combater o conformismo e romper com tradições obso­letas.

Além disso, comenta como pais e profess­ores podem estimular a criatividade nas crianças e o que os líderes podem fazer para estabelecer uma cultura que promova a divergênc­ia de opiniões. Um livro instigante. Li, gostei e recom­endo!

.


Este livro é uma leitura muito interessante, quase indispensável, tanto para gestores que desejam ser bem-sucedidos quanto para aqueles que buscam se preparar para ocupar cargos de gestão.

Stephen P. Robbins, um dos maiores nomes do comportamento organizacional mundial, desenvolveu este guia prático da gestão de pessoas com base em textos diretos, concisos e independentes, possibilitando uma consulta rápida e eficaz, a temas específicos com os quais o(a) gestor(a) precisa lidar em determinados momentos.

Este livro da Editora Saraiva tem o meu selo de aprovação!